
"Seu corpo é sua mente. Equilibre-os"
COMO A MASSAGEM TERAPÊUTICA PODE TRATAR A DOR CRÔNICA
Já no século II, a massagem era usada para tratar doenças. Os primeiros registros do uso da massagem foram encontrados na China e no Egito. Mesmo nos desenhos em Tumbas do Egito Antigo, a massagem é retratada como parte de sua abordagem médica. Ok, não precisamos ir tão longe!
A dor crônica aumenta os níveis de estresse. O estresse prolongado mantém o corpo preso em um estado de "lutar ou fugir". Isso significa que todos os recursos do organismo são enviados para as partes do corpo necessárias para a ação. Infelizmente, isso faz com que outras áreas do corpo não recebam os recursos de que precisam, e fiquem sobrecarregadas. Os músculos ficam mais tensos, o que pode contribuir para o aumento dos níveis de dor e falta de mobilidade ao longo do tempo. A fadiga pode aumentar durante o estresse prolongado porque o corpo está literalmente desgastado. Pode ficar mais difícil dormir, os problemas de saúde mental podem ser agravados e o sistema digestivo pode ser afetado. Esses são apenas alguns dos resultados do estresse prolongado, mas nem é preciso dizer que o estresse piora os sintomas da dor crônica.
Descobriu-se que, durante a massagem, os níveis de serotonina aumentaram 28% e os níveis de dopamina 31%. A serotonina é uma substância química que, entre outras funções vitais, nos ajuda a manter nosso humor, promove felicidade e uma sensação de bem estar emocional. A dopamina desempenha um papel vital em como sentimos prazer e experimentamos alegria. Também ajuda a nos sentirmos motivados e a mantermos o foco na tarefa que temos em mãos.
Quando essas duas substâncias químicas aumentam em nosso corpo, é mais provável que tenhamos um humor estável e uma atitude mental positiva. Nossos pensamentos influenciam nossos níveis de dor, portanto, pensamentos mais positivos podem nos ajudar a reduzir o estresse, aliviando a dor. Uma mentalidade mais estável pode nos ajudar a enfrentar doenças mentais comórbidas, novamente levando à redução dos sintomas de dor crônica. Com uma mentalidade mais positiva, é mais provável que enfrentemos de uma forma adaptativa (útil) nossa dor crônica. É provável que tenhamos mais esperança no futuro e mais motivação para acompanhar os tratamentos.
O QUE DIZEM OS MÉDICOS?
Assim que percebi que a Sensitive Massagem pode ser um bom aliado no tratamento/controle da dor, fui buscar profissionais na área de Neurocirurgia. Conversei com professores da USP e médicos o Hospital das Clínicas. Estive na CINDOR 2020 (Congresso Interdisciplinar de Dor da USP). Foi uma experiência incrível. Quatro dias de congresso, temas importantíssimos. O que mais me chamou a atenção, foi tudo que foi dito sobre Tratamento Paliativo para dor e sua importância. (A Sesnitive Massagem é um tratamento paliativo, assim como Acupuntura, Reiki...) Hoje o Tratamento Paliativo deve começa simultaneamente ao Tratamento Curativo, entra no "jogo" no início, isso independe da gravidade da doença.
Há uma preocupação médica para que os pacientes possam ser tratados por uma equipe multidisciplinar, visto que um área afeta diretamente o tratamento da outra. Por exemplo, um paciente com cefaleia pode desenvolver insônia e um paciente com insônia pode desencadear a cefaleia. Qual tratar primeiro? Qual o gatilho de ambos? Muitas vezes a resposta está ligada a outra área, inclusive a emocional, (por isso o papel do terapeuta/psiquiatra é fundamental) ou uma questão odontológica.
CONCLUSÃO
As possibilidades são infinitas, por isso a importância de um equipe interdisciplinar e a inclusão do Tratamento Paliativo. A ciência já comprovou a funcionalidade de vários métodos paliativos, a Sensitive é mais um, que será estudada também. Esse tratamento não tem contra indicações, muito menos, efeito colateral, além da capacidade de trabalhar corpo e mente concomitantemente.