top of page

As bagagens do inconsciente

E no inconsciente? Nele estão armazenadas todas as memórias e emoções que tivemos ao longo de nossas vidas. Elas podem estar no nosso consciente, portanto acessível; no subconsciente, acessível com relativo esforço; ou ainda no inconsciente, um local quase inacessível.


Fica no inconsciente não somente aquilo que não tem grande relevância para lembrarmos (felizmente não lembramos de TUDO, a não ser que você tenha hipermnésia - também conhecida como síndrome da memória autobiográfica altamente superior -). Enfim, nosso inconsciente também armazena aquilo que nos causou tanta dor em algum momento da vida, dor essa que não conseguimos processar conscientemente. “Arquivamos bem lá no fundo” esses eventos a fim de evitar o encontro com essa dor.


Seria incrível se isso resolvesse o problema, mas essas questões, quando jogadas para “debaixo do tapete”, são somatizadas. Ou seja, aquela dor emocional que você arquivou, se manifesta fisicamente. Muito do que consideramos uma patologia física, na verdade é uma psicopatologia, pois provêm de fundo emocional por algo que não conseguimos elaborar.


E qual o papel da Terapia Tântrica nisso tudo?


Vamos falar sobre o Tantra dentro dessas psicopatologias (como dificuldade de ereção, ejaculação precoce, falta de libido, ninfomania entre outras). Inicialmente deve ser excluída qualquer possibilidade dessas disfunções serem causadas por questões fisiológicas ou doenças subjacentes, tais como problemas hormonais, doenças neurológicas, uso prolonga do de remédio.... Para tanto, fazer acompanhamento com médicos especializados e realizar exames clínicos é imprescindível.


O Tantra nos possibilita trabalhar corpo e emoção ao mesmo tempo, fazendo-se possível perceber, através exclusivamente do toque táctil, o que, em determinando momento, nos causou essa dor a qual não conseguimos lidar na época. Em muitos casos, quando conseguimos acessando o subconsciente, descobrimos que aquela memória que guardamos (quando ainda conseguimos lembrar o fato), foi mais uma construção nossa sobre o ocorrido. Precisamos trazer à tona, não somente a memória real do evento, mas as emoções envolvidas, vamos lidar com esse sentimento.


É importante termos em mente que nem toda disfunção ou trauma sexual se origina diretamente de um episódio sexual. O Tantra pode resgatar, através da massagem, as emoções do episódio experimentado, permitindo que seja dado um novo significado a esses sentimentos, ajudando o interagente a se libertar das consequências do processo de somatização.


Não importa o tamanho dessa “limitação/incomodo”; resolvendo-a, além de ganhar qualidade de vida, você impede que outros conflitos sejam criados a partir dos já pré-existentes.


Esse texto é para mostrar um pouco da complexidade do nosso funcionamento, não temos controle sobre ele, mas podem e devemos tratar as questões que nos machucam para seguir com uma vida mais leve.


Isso é possível sim!


Namastê


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page