Espaço Terapêutico Shakti Mai
Psicoterapia Corporal
15% off em tudo
Técnica de respiração milenar, e um dos ramos da Yoga, a respiração Pranayama purifica corpo, mente e o entorno de quem a pratica.
Na antiga língua hindu, o sânscrito, prana significa energia ou força vital (respiração), enquanto ayama significa controle ou regulamentação.
Acrescento a técnica em alguns atendimentos, mas é muito interessante você aprender cada uma delas individualmente.
Ujjayi
pranayama
Viloma
pranayama
Bhastrika
pranayama
Anuloma
pranayama
Pratiloma
pranayama
Sitali
pranayama
Surya Bhedana
pranayama
Bhramari
pranayama
Nadi Sodhana
pranayama
Os antigos acreditavam que a prática de pranayama era uma ferramenta poderosa para a cura e para aumentar a vitalidade geral.
Nadi Shodana (também conhecida como respiração das narinas alternadas) tem sido praticada para sincronizar os dois hemisférios do cérebro e purificar os canais sutis de energia (nadis) do corpo, para que o prana flua mais facilmente durante a prática de pranayama.
Viloma Pranayama (técnica em que a inspiração e a expiração são feitas com pausas controladas) destina-se a acalmar o corpo e a mente, reduzir a ansiedade e a tensão, relaxar o sistema nervoso, aumentar a capacidade pulmonar e energizar e esfriar o corpo. Ou seja, cada exercício de pranayama tem uma função específica.
Pesquisas validaram essa sabedoria tradicional. Um estudo de 2018, publicado na Frontiers in Human Neuroscience, revelou que a prática da respiração consciente e lenta (10 respirações por minuto ou menos) estava associada a “aumento do conforto, relaxamento, prazer, vigor, atenção e redução dos sintomas de excitação, ansiedade, depressão, raiva e confusão mental.”
A prática de respiração engajada pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de aliviar a fadiga, de acordo com pesquisas médicas . Quando você pratica Pranayama, pode notar uma mudança em seus níveis de energia, na temperatura de seu corpo ou até mesmo em seu estado emocional enquanto pratica.
Pranayama também pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. A respiração controlada impacta o sistema nervoso parassimpático. (Considere o fato de que você pode instintivamente respirar lenta e profundamente quando está tentando se acalmar em uma situação estressante.)
“Em tempos estressantes, normalmente respiramos muito rápido”, escreve o especialista em pranayama Richard Rosen. “Isso leva a um acúmulo de oxigênio na corrente sanguínea e a uma diminuição correspondente na quantidade relativa de dióxido de carbono, que por sua vez perturba o equilíbrio ácido-alcalino ideal – o nível de pH – do sangue”.
Leva, também, à uma condição chamada alcalose respiratória, que pode resultar em espasmos musculares, náusea, irritabilidade, tontura, confusão e ansiedade. Mas a respiração controlada e lenta aumenta os níveis de dióxido de carbono no sangue, empurrando o nível de pH para um estado menos alcalino. “À medida que o pH do sangue muda, o sistema nervoso parassimpático nos acalma de várias maneiras, inclusive dizendo ao nervo vago para secretar acetilcolina, uma substância que diminui a frequência cardíaca”.
Créditos: Gooutside
Grupos de até 5 pessoas.
As datas serão definidas de acordo com a demanda.
Faça sua inscrição e assim que o grupo for formado, entrarei em contato. Obrigada!